Como manter uma parceria sustentável com sua empresa de terceirização de serviços

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Com os desafios trazidos por um cenário de negócios em constante mudança, cada vez mais empresas estão mudando para um modelo de negócios sustentável para se manterem competitivas.

No entanto, implementar essa mudança requer um grande esforço e todas as mãos precisam se unir, inclusive sua empresa de terceirização de mão de obra.

A parceria com empresas de terceirização que realizam o trabalho e se preocupam genuinamente com sua empresa e seus objetivos é essencial para ajudar manter seu negócio sustentável.

Mas contratar os serviços de uma empresa de terceirização confiável é apenas o primeiro passo. Para desenvolver ainda mais essa parceria e torná-la frutífera, construir um bom relacionamento de trabalho com a empresa contratada deve ser o próximo (e constante) passo.

Benefícios de um relacionamento de terceirização bem gerenciado

Promover uma parceria sustentável com sua empresa de terceirização de serviços oferece vários benefícios, como:

 Melhor sinergia significa melhores resultados

Sinergia significa muito mais do que apenas “trabalhar juntos”. É também produzir melhores resultados com a sua cooperação, fazendo crescer o seu negócio e torná-lo mais competitivo.

Um dos fatores críticos que afetam a sinergia é a comunicação adequada. Ter um bom relacionamento com o contratante reforça um ciclo de feedback positivo, porque pode desenvolver ainda mais as linhas de comunicação entre as equipes.

Ter uma linha de comunicação clara e aberta com a empresa de terceirização de serviços envolve resolver os problemas à medida que eles surgem e esclarecer ambiguidades para evitar possíveis problemas.

 Eficiência aprimorada

Assim que a empresa de terceirização se familiarizar melhor com seus processos de negócios, ela se tornará mais eficiente com o tempo. Isso não só resultará em melhor produtividade, mas também reduzirá as chances de ocorrerem erros ou de não ser possível resolvê-los rapidamente.

 Mais ideias e recomendações para sua empresa

Uma empresa de terceirização que conhece intimamente seus processos de negócios pode sugerir melhorias em seu processo, garantindo a você maior economia nos custos operacionais.

 Atendimento mais rápido e de qualidade

Com processos e padrões claramente definidos entre sua empresa e a empresa de terceirização, os colaboradores terceirizados poder ter uma diretriz bem definida sobre como lidar de forma rápida e eficiente com suas necessidades, melhorando a experiência do seu cliente, na sua empresa.

Como se costuma dizer, o trabalho em equipe faz o sonho funcionar. No entanto, o trabalho em equipe não surge do nada. Você precisa cultivá-lo e criar o ambiente certo para que ele se desenvolva.

Para ajudá-lo, listamos 6 dicas de como construir um relacionamento sustentável com sua empresa de terceirização de mão de obra:

1. Defina as expectativas para ambas as partes

Definir suas expectativas deve ser o primeiro passo para construir um relacionamento com a empresa terceirizada. Será difícil para eles atenderem às suas expectativas se não souberem o que você espera deles.

Definir expectativas claras um para o outro reduz a confusão e a sobreposição de responsabilidades. A melhor maneira de fazer isso é colocar tudo em “panos limpos” e de forma documentada. Isso não apenas o tornará mais profissional, mas também servirá como um documento que você pode questionar quando perceber que a empresa de terceirização não está oferecendo o que foi contratado.

2. Invista tempo no treinamento da equipe contratada

Para deixar os colaboradores terceirizados alinhados com os processos de sua empresa, você deve dedicar tempo para treiná-los com as ferramentas, a marca e o estilo que sua empresa usa. Dê uma explicação clara de suas metodologias. Isso eliminará dúvidas e permitirá que os colaboradores trabalhem com eficiência, pois eles já sabem o que você deseja e como deseja.

Além disso, é essencial transmitir sua cultura aos colaboradores terceirizados. Afinal, eles também fazem parte da sua equipe! 

3. Seja proativo na comunicação

Conforme dito anteriormente, a comunicação adequada promove uma parceria sustentável entre sua equipe e a empresa de terceirização.

Sua equipe interna e seus colaboradores terceirizados precisam estar na mesma página para evitar a sobreposição de tarefas. Resolva os problemas quando eles surgirem, evitando assim, problemas maiores e consequências graves.

Uma boa maneira de desenvolver sua linha de comunicação é estabelecer um canal de comunicação que seja confortável para ambas as partes. Pode ser e-mail, grupo no WhatsApp ou Telegram. O importante é que funcione.

4. Pratique a colaboração na triagem e construção da equipe

Embora a maioria das empresas de terceirização cuide do processo de contratação, você pode moldar sua equipe fornecendo ao provedor de terceirização uma lista de habilidades que você procura em sua equipe.

Depois de formar uma equipe, meça os indicadores de desempenho dos colaboradores terceirizados e forneça um relatório de avaliação regular para a empresa de terceirização. Isso os ajudará a melhorar a equipe e moldá-la a sua preferência e necessidade.

5. Mantenha seus colaboradores terceirizados engajados e motivados

Manter os colaboradores terceirizados engajados e motivados fará maravilhas para sua empresa.

Estudos mostram que empresas com colaboradores engajados são 21% mais lucrativas do que as que não têm envolvimento dos colaboradores. O bom engajamento dos colaboradores também ajudará você a reter seus colaboradores, maximizando seus investimentos em treinamento. Em contrapartida, 33% dos colaboradores deixam seus empregos monótonos para novos desafios.

Além dos incentivos, uma boa maneira de fazer com que seus colaboradores terceirizados se sintam mais motivados é ter um sistema de comunicação eficaz. Isso significa que você deve compartilhar regularmente notícias sobre sua empresa e setor. O ideal é transmitir a cultura da sua empresa para os colaboradores terceirizados. Embora sejam contratados por uma empresa diferente, eles ainda são uma extensão de sua equipe.

6. Seja um bom cliente

Possuir um relacionamento sustentável é uma via de mão dupla. Como cliente, você também deve cumprir sua parte na parceria.

Uma boa relação de trabalho baseia-se no respeito mútuo. Fale educadamente e profissionalmente. Pense na empresa de terceirização como um parceiro de negócios.

Sempre siga o contrato à risca. Não altere o escopo do projeto no último minuto e defina expectativas realistas. Não se esqueça de pagar a fatura em dia!

Se você sentir que suas expectativas não foram atendidas, não reaja emocionalmente. Marque uma reunião com a empresa contratada para realinhar suas estratégias e compromisso.

Você encontrou a empresa de terceirização certa para o seu negócio?

Desenvolver uma boa relação de trabalho com sua empresa de terceirização não apenas tornará suas atividades diárias mais leves, mas também desempenhará um papel ativo no sucesso de seu negócio.

Encontrar uma empresa de terceirização adequada desde o início é uma excelente maneira de começar o relacionamento com o pé direito.

Agora conta pra gente: a sua empresa atual de terceirização fornece excelência operacional, equipe de alto desempenho, economia de custos de pessoal e treinamentos frequentes? Caso a resposta seja negativa para pelo menos um dos itens mencionados, saiba que a Azul Service pode ajudá-lo a construir uma equipe de profissionais engajada com um excelente custo x benefício. Solicite uma reunião gratuita agora mesmo!

Comece pequeno. Supere as expectativas. Pense grande. Conte com as soluções Azul Service.