Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os cheiros de mofo são desagradáveis, mas comuns em muitas casas. Alimentos mofados na geladeira, roupas úmidas deixadas na secadora ou um cano com vazamento podem ser os culpados. Esses cheiros podem ser um sinal de alerta e um perigo, pois alguns mofo podem desencadear reações alérgicas e problemas respiratórios. Aqui estão estratégias eficazes para se livrar do cheiro de mofo em sua casa, além de dicas práticas para evitar que o mofo volte.

Fonte de reprodução: Youtube Organize sem Frescuras!

Causas de cheiro de mofo em uma casa

Os esporos de fungos estão naturalmente presentes no ar, mas requerem umidade para crescer e se multiplicar. Eles podem estabelecer colônias rapidamente quando encontram uma superfície úmida, como roupas úmidas deixadas em uma pilha, um carpete molhado, um telhado com goteiras ou um porão úmido. Um odor de mofo resulta dos processos metabólicos de mofo e bolor, à medida que eles decompõem materiais orgânicos como madeira, drywall e tecido.

Canos com vazamento, vazamentos no telhado, ventilação insuficiente, altos níveis de umidade e inundações são fontes familiares de umidade que levam ao crescimento de mofo. Mesmo as atividades cotidianas como cozinhar, tomar banho e secar roupas dentro de casa podem aumentar a umidade.

Um cheiro de mofo não só indica a presença de mofo, mas também sugere que o ambiente interno pode não ser saudável. Os esporos de mofo podem causar problemas respiratórios, irritação na pele e reações alérgicas. A exposição prolongada pode agravar estas condições, particularmente em indivíduos com asma ou sistema imunológico fraco. O mofo também pode causar danos significativos à estrutura da sua casa, incluindo paredes, tetos e pisos. Com o tempo, esse dano torna-se caro para reparar.

Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa
Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa

Localizando a fonte do cheiro de mofo

O primeiro passo para eliminar eficazmente os odores de mofo é localizar a causa raiz. Inspecione áreas propensas à umidade, como banheiros, porões, cozinhas e lavanderias. Verifique o cesto de roupa suja para ver se as roupas molhadas foram deixadas amontoadas. Procure nas sacolas de praia e de ginástica toalhas úmidas, roupas íntimas ou roupas de ginástica deixadas sem vigilância.

Procure sinais de mofo, como descoloração nas paredes, tetos e pisos. Verifique pontos escondidos sob tapetes, móveis, forros , sótãos e telhados. Examine os encanamentos, canos, telhado e calhas em busca de vazamentos. O mofo também pode crescer nos sistemas HVAC, portanto, certifique-se de que os dutos e aberturas de ventilação sejam limpos regularmente. Tente usar um medidor de umidade para identificar áreas com umidade excessiva ou umidade oculta, não visível a olho nu.

Se a fonte não for clara, procure o conselho de um inspetor de moldes profissional. A Agência de Proteção Ambiental (EPA) fornece dicas e técnicas abrangentes de limpeza de mofo para ajudá-lo a remover o mofo com segurança assim que o encontrar.

Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa
Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa

Como se livrar do cheiro de mofo em uma casa

Depois de identificar a origem do mofo e removê-lo, use uma dessas estratégias eficazes para remover o cheiro de mofo.

  • 1. Melhore a circulação do ar e reduza a umidade: Abra janelas e portas e ligue os ventiladores. Use seu sistema HVAC para extrair odores e capturar esporos de mofo. Lembre-se de limpar ou trocar os filtros para melhorar a eficiência . Um desumidificador pode reduzir os níveis de umidade em sua casa, tornando-a menos propícia ao mofo. Os purificadores de ar com filtros HEPA removem esporos de mofo e outros alérgenos do ar, melhorando a qualidade do ar e reduzindo odores.
  • 2. Use absorvedores de odor: Se você removeu o mofo, mas o cheiro permanece, você pode comprar e pendurar vários absorvedores de odores comerciais em locais com circulação de ar limitada. Alternativamente, você pode colocar tigelas de carvão ativado, bicarbonato de sódio, amido de milho, borra de café ou areia para gatos ao redor das áreas afetadas para neutralizar o cheiro de mofo. Polvilhe bicarbonato de sódio em carpetes, móveis e outras superfícies onde o odor esteja presente.
  • 3. Use remédios naturais: O vinagre é um desodorizante natural. Coloque tigelas de vinagre branco na sala ou borrife diretamente nas superfícies afetadas. Deixe agir por várias horas e depois limpe. Óleos essenciais como óleo de tea tree, eucalipto e óleo de lavanda têm propriedades antifúngicas. Misture algumas gotas com água e borrife a solução nas superfícies mofadas. Alternativamente, o suco de limão tem propriedades antibacterianas e antifúngicas naturais. Misture suco de limão com água e borrife nas áreas afetadas pelo mofo. Pode ajudar a eliminar o mofo e o cheiro.
  • 4. Experimente remédios químicos: O peróxido de hidrogênio pode matar mofo e remover odores. Aplique uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% na área mofada, deixe descansar por 10 minutos e depois esfregue e limpe. Alternativamente, você pode criar uma solução de bórax , amônia ou água sanitária diluída para eliminar o mofo e os odores associados. Ao usar produtos de limpeza químicos, a segurança é de extrema importância. Use equipamentos de proteção, como luvas e máscaras, para evitar o contato com a pele e a inalação de vapores. Ao usar produtos de limpeza químicos, certifique-se de ter ventilação adequada e nunca misture amônia com água sanitária.
  • 5. Use um purificador de ar: Entre as opções comerciais de remoção de mofo, os purificadores de ar são projetados especificamente para matar o mofo. Você pode comprar os seus próprios ou contratar um profissional que os utilize. Os purificadores de ar usam uma combinação de luz UV e filtros HEPA para eliminar o mofo. Eles também removem partículas e odores do ar.
Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa
Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa

Como evitar o retorno de mofo e odores

Prevenir o crescimento de mofo é a chave para manter sua casa livre de cheiros de mofo. Certifique-se de que sua casa esteja bem ventilada e tenha uma rotina de limpeza regular para evitar o crescimento de mofo. Preste atenção especial às áreas propensas à umidade, como banheiros e porões. Use condicionadores de ar e desumidificadores para manter níveis ideais de umidade. Use exaustores em banheiros e cozinhas para remover o excesso de umidade.

Repare quaisquer vazamentos no telhado, nas paredes ou no encanamento assim que forem detectados. Ao reformar ou construir, use materiais resistentes a mofo, como drywall e tinta resistentes a mofo. Esses produtos podem reduzir o risco de crescimento de mofo.

Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa
Fonte: Como se livrar do cheiro de mofo em sua casa

Medidas de segurança ao tratar áreas infestadas de mofo

Ao limpar o mofo, lembre-se destas dicas:

  • Sempre use equipamentos de proteção, como luvas, óculos de proteção e máscara para se proteger de esporos de mofo e produtos químicos de limpeza.
  • Sele a área afetada, usando folhas plásticas e fita adesiva para criar uma barreira e evitar a propagação de esporos de mofo para outras áreas da sua casa.
  • Certifique-se de que a área esteja bem ventilada durante a limpeza para reduzir a exposição a esporos de mofo e vapores de produtos de limpeza.
  • Descarte adequadamente os materiais que não podem ser lavados, como carpetes mofados, isolamento e drywall.

Se tudo isso parece além da sua área de especialização, contrate um especialista profissional em remediação de mofo que possa identificar e tratar corretamente diferentes tipos de infestações por mofo.

Fonte: https://gujsp.com.br/limpeza-domestica-e-essencial-para-o-combate-as-doencas