Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Dica: É mais frequente do que você imagina! Cortinas e persianas podem ser grandes coletores de pó; veja como limpá-las. É fácil pendurar cortinas e nunca pensar duas vezes, mas, a menos que você as limpe rotineiramente, elas podem estar prejudicando a qualidade do ar da sua casa. As cortinas precisam ser limpas assim como qualquer outra superfície do seu espaço. Caso contrário, elas apenas acumulam poeira, manchas, pelos de animais de estimação, pólen, sujeira e outras impurezas transportadas pelo ar, deixando sua casa empoeirada e fedorenta e, em alguns casos, diminuindo a qualidade do ar interno .

Mas com que frequência você realmente precisa lavá-los? Os especialistas compartilham suas principais dicas.

Fonte de reprodução: Youtube Cris Ribeiro

Você realmente precisa lavar cortinas

As cortinas não servem apenas para estética e privacidade — elas também filtram partículas de poeira e odores do ar. Isso significa que se você não limpá-las, sua casa pode rapidamente se tornar um antro de poeira. Ácaros — que são insetos microscópicos e sem asas que podem viver em carpetes, colchões e cortinas — são os gatilhos mais comuns de alergias e asma. Mesmo que você não consiga ver essas pequenas criaturas, há uma boa chance de que elas estejam em suas cortinas — o que definitivamente justifica uma limpeza completa a cada poucos meses.

Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Com que frequência lavar cortinas

Limpar cortinas pode ser um incômodo, porque tirar todo aquele tecido e ferragens é uma dor — e acontece que a maioria das pessoas compartilha esse sentimento. Na verdade, o American Cleaning Institute descobriu que 72% dos americanos limpam suas cortinas apenas uma vez por ano, geralmente na primavera como parte da rotina anual de limpeza. O ACI realmente aconselha você a limpar suas cortinas com mais frequência do que isso — quatro vezes mais, para ser preciso. Eles recomendam uma rápida aspiração e limpeza localizada semanalmente e mensalmente, com uma limpeza completa a cada três meses — ou com mais frequência, se necessário.

Fumantes ou usuários de vape que acendem em ambientes fechados também devem lavar suas cortinas mensalmente. Produtos químicos em cigarros, charutos e vapes grudam nas cortinas e, em alguns casos, deixam o tecido amarelo e com cheiro de fumaça. Se você mora perto de um oceano onde o ar é salgado, precisará lavar as cortinas com mais frequência para tirar o sal delas, o que pode danificar o tecido ao longo do tempo.

O ACI recomenda seguir este cronograma geral de limpeza para manter suas cortinas livres de poeira e outros alérgenos.

Aspire suas cortinas usando um acessório para estofados. Isso remove partículas de poeira que se acumulam na superfície do tecido.

Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Todos os meses

Limpe as cortinas conforme necessário. Se seus filhos desenharem nas cortinas com marcador ou seu cachorro babar nelas, limpe a sujeira assim que a vir. Sature a mancha com limpador de estofados ou tecidos e esfregue levemente a área suja até que esteja limpa.

Borrife um removedor de odores enzimático ou um purificador de tecidos nas cortinas para mantê-las com um cheiro fresco.

Dica: Se suas cortinas ou persianas forem feitas de veludo, tapeçaria, lã ou seda, você pode não conseguir limpá-las. Pode ser necessário retirá-las e lavá-las a seco para remover manchas.

Com que frequência você deve limpar suas cortinas

A cada 3 meses

Retire suas cortinas e lave-as na máquina de lavar . Se você tiver cortinas que não podem ser lavadas, lave-as a seco. Cortinas feitas de tapeçaria, veludo ou seda devem ser lavadas a seco. Certifique-se de ler a etiqueta de cuidados do tecido em suas cortinas antes de limpá-las para saber qual temperatura da água usar e qual tipo de detergente. Em alguns casos, pode ser necessário lavar as cortinas à mão.

Retire a barra e os ganchos, limpe-os bem e depois limpe-os com um pano úmido.

Dica: Sempre leia a etiqueta de cuidados do tecido das cortinas antes de fazer qualquer limpeza (mesmo a limpeza localizada).

Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Como limpar persianas profundamente

Em um mundo ideal, tirar o pó completamente das superfícies da casa seria parte de nossas rotinas semanais de limpeza. Mas, na realidade, tirar o pó — especialmente tirar o pó de lugares difíceis de alcançar ou estranhos, como persianas — é uma tarefa que é fácil de ignorar ou pular em favor de “fazer na semana que vem”. Infelizmente, a poeira e outros solos ambientais, bem como solos de base biológica, como cabelo e pele morta, se acumulam e se acumulam rapidamente nas ripas das persianas, dando a elas, e a toda a casa, uma aparência suja.

Persianas muito sujas ou profundamente manchadas devem ser limpas profundamente na banheira. Este método requer a remoção das persianas das janelas e deve ser feito após consultar as instruções do fabricante, pois submergir algumas persianas na água pode causar danos permanentes, como ferrugem. Este método não deve ser usado em persianas de madeira celular ou natural ou de bambu , pois molhar esses materiais na água resultará em danos.

  • Encha a banheira com água morna e algumas gotas de detergente de louça, usando as mãos para agitar a água para garantir que o sabão dissolva completamente. Se arranhar a banheira for uma preocupação, forre-a com uma lona resistente ou toalhas velhas antes de enchê-la para fornecer uma barreira protetora entre as persianas e a bacia.
  • Remova as persianas da janela e abra-as até que fiquem totalmente estendidas.
  • Coloque as persianas na banheira, mergulhe as ripas e deixe-as de molho por 10 minutos. Pendurar o trilho superior sobre a lateral da banheira ajudará a prender as persianas no lugar.
  • Depois de deixá-las de molho, use um pano de microfibra para limpar cada ripa.
  • Esvazie a banheira e enxágue as persianas com água limpa.
  • Usando um pano de microfibra limpo , seque bem as persianas antes de recolocá-las.
Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Com que frequência preciso fazer uma limpeza profunda nas persianas

O ideal é que a limpeza semanal seja recomendada para manter suas persianas, não importa o tipo, em boas condições. No entanto, especialistas recomendam realizar uma limpeza profunda (conforme sugerido acima) pelo menos duas ou três vezes por ano. Remover a sujeira periodicamente não apenas ajuda a evitar sujeira ou pegajosidade, mas também diminui as chances de alergias e problemas respiratórios causados ​​pela poeira.

Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Como reduzir a estática nas persianas

Persianas de madeira, madeira falsa e PVC podem desenvolver alguma estática, especialmente durante o inverno ou se houver um aquecedor ligado por perto. Depois de limpá-las, use bolas ou lençóis de secadora para reduzir a aderência estática e ajudar a repelir a poeira.

Com que frequência você deve limpar suas cortinas

Como faço para remover manchas de persianas

Persianas, especialmente as de cores claras, não são exatamente resistentes a manchas. De danos causados ​​pela água a café, sangue e até giz de cera ou marcadores, as persianas precisam de produtos específicos para tratar essas manchas adequadamente. Normalmente, uma solução de limpeza à base de sabão neutro ou vinagre pode ajudar, mas sempre verifique os rótulos dos produtos comerciais para ter certeza de que é seguro usá-los no tipo de persiana que você tem.

Fonte: https://noticias.r7.com/cidades/momento-mt/descubra-como-a-limpeza-a-vapor-pode-facilitar-a-sua-vida-08022024/